Notícias

SINAIT discute concurso suspenso e condições de trabalho em reunião na BA

Da esquerda para a direita: Wellington Maciel Paulo (Vice-presidente SINAIT DS/BA), Maurício Passos (Chefe SFISC – SRTE/BA), Carlos Melo (SRTE/BA), Diego Barros Leal (Presidente SINAIT DS/BA) e Carlos Dias (Sinait DS/BA).

A diretoria do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), através de sua Delegacia Sindical na Bahia, reuniu-se com o Superintendente Substituto da SRTE/BA (Superintendência Regional do Trabalho) Carlos Melo, para tratar de pautas consideradas prioritárias pela categoria. O encontro aconteceu na última terça-feira (30) na sede da Superintendência, em Salvador.

 

Concurso suspenso

Entre os principais pontos discutidos esteve a situação dos novos Auditores-Fiscais do Trabalho. Os aprovados aguardam posse após a suspensão do concurso público realizado em 2024, medida que trouxe incertezas e preocupação para os profissionais e para a atuação da fiscalização trabalhista no país.

 

Melhores condições de trabalho

Outro tema abordado foi a necessidade de melhorias estruturais e de condições de trabalho nas Gerências Regionais do interior da Bahia, onde os auditores relatam desafios relacionados à infraestrutura e ao suporte operacional para o exercício de suas funções.


Conferência do Trabalho

A reunião também incluiu debates sobre a etapa estadual da Conferência do Trabalho, promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O evento busca reunir representantes de diferentes setores para discutir políticas públicas voltadas ao fortalecimento das relações de trabalho no Brasil.